Buscapé

Bondfaro

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

quarta-feira, 15 de junho de 2011





                                            Preconceito e descriminação

Vivemos hoje numa sociedade multiculturalismo, o Brasil representa muito bem essa palavra, pois e um país de uma miscigenação imensa a tal proporção que somos porta para outras partes desse mundo tão grande.
E mesmo assim vivemos com um preconceito absurdo contra:
Negros
Homossexuais
Nordestinos
Deficientes
Portadores d vírus HIV
Mulheres
Pessoas com uma baixa renda
Obesos
Idosos
Vamos explicar o que significa preconceito:
Preconceito é uma postura ou idéia pré-concebida, uma atitude de alienação a tudo aquilo que foge dos “padrões” de uma sociedade.
Etnocentrismo – atitude de considerar seu meio e cultura superior a os demais.
Mas vamos voltar um pouco na definição de Multicultural, você sabe o que significa? Assim poderemos falar mais sobre o preconceito abertamente
Multiculturalismo-(ou pluralismo cultural) é um termo que descreve a existência de muitas culturas numa localidadecidade ou país, sem que uma delas predomine, porém separadas geograficamente e até convivialmente no que se convencionou chamar de “mosaico cultural”.
Bom ja sabemos o significados de algumas palavras que são pontos X no nosso artigo,
Como podemos viver tao hipocritamente em conjunto se ainda temos tanto preconceito?
Poderiamos se expressar de uma forma mais clara sobre fatos que acontecem no dia a dia , se expor se fomos atingidos , de alguma forma pelo preconceito ou descriminação.
Temos o exemplo muito bom de atitude que são os homosexuais pois eles lutão , todos os dias de varias formas contra o preconceito tendo a tão famosa parada Gay, sabe o mais interressante e que pessoas que sao homofobicas (homo= igual, fobia=do Grego φόβος "medo"), é um termo utilizado para identificar o ódio, a aversão ou a discriminação de uma pessoa contra ahomossexuais,vem freguentao achando que e uma festa de carnaval , sim e uma festa linda onde pessoas se divertem , mas tem um significado , mostra pra sociedade que todos somos iguais indiferente da nossa forma
de tentar ser feliz ou amar, uma pesquisa feita em 2009 relata que:
Quase metade dos brasileiros (45%) assume que tem preconceito médio ou alto contra gays, lésbicas, travestis ou transexuais.
Os dados também indicam que 25% das pessoas se classificam como homofóbicos, aqueles que têm ódio ou não toleram homossexuais. Desses, 19% admitem uma homofobia média e 6% assumem uma homofobia forte, o que mostra pesquisa feita pela Fundação Perseu Abramo.
Preconceitos contra negros o Brasil foi um dos últimos pais a acabarem com a escravidão, o preconceito contra negros são imensos e causador de farias atitudes e linguagem absurdas.
Piadas, apelidos varias atitudes que são consideradas crimes pela constituição Brasileira vemos todos os dias os absurdos cometidos contra Negros, em mercados, ruas, lojas e outros lugares que passamos.
Certo dia eu estava em um pronto socorro da cidade onde vivo, e estava de plantão um medico que era negro, ele era pediatra.
Um senhor que estava com sua filha que ardia em febre causada por uma gripe muito forte não deixou o medico atente-la, pois falava que “não existia medico preto e que se existisse não seria bom o suficiente para cuidar de sua filha”.
O que pensar e agir vendo uma atitude dessas?Fica a pergunta no ar.

Citamos dois exemplos de preconceitos que causam ate a morte de pessoas negras e homossexuais, mas os outros tópicos não ficam isolados nesse mar de horror e hipocrisia em que vivemos nunca poderemos ser uma sociedade justa e promissora com uma evolução certa se continuarmos presos às amarras do preconceito e a descrimiçao.

Segundo a Constituição Brasileira, qualquer pessoa que se sentir humilhada, desprezada, discriminada, etc. por sua cor de pele, religião, opção sexual... Pode recorrer a um processo judicial contra quem cometeu tal atrocidade.
Vamos lutar contra isso seja qual for o tipo de preconceito não se cale corra atrás do seu direito e seja um cidadão consciente de seus deveres e direitos perante á essa sociedade cega.

sexta-feira, 10 de junho de 2011


Dia Internacional Contra Descriminação Racial [ONU]
21 de março
Discriminação E Preconceito

Preconceito é a idéia.
Discriminação é a idéia colocada em "prática".
Um exemplo: em algum momento você pode não gostar de uma pessoa com determinada característica, feia ou bonita, bizarra ou estigmatizada, esse é um preconceito.
A partir do momento que você passa a insultá-los ou qualquer outro tipo de atitude pejorativa, é a discriminação.
Aprendemos que o preconceito leva à discriminação, quando deficientes da mente, como os autistas, são considerados inferiores e excluídos por aqueles que se consideram “melhores” como acontece em divulgações por jornalistas, principalmente por autoridades e políticos midiáticos.
O preconceito e a discriminação variam pela maneira com que cada cronista, colunista, apresentador de rádio ou televisão se expressa e, principalmente quando exterioriza o desprezo por determinados grupos portadores de alguma deficiência, da mente ou não, encontrado em determinada situação.
Discriminação é um conceito mais amplo e dinâmico do que o preconceito.
A discriminação pode ser provocada por indivíduos e por instituições, enquanto que o preconceito, só pelo indivíduo.
A imprensa, sem generalizar é claro, principalmente a televisão que precisa manter a sanha comercial mascarada de imparcialidade, não se preocupa com o conhecimento da causa que leva a reportar.
Um jornalista, em nome da ética profissional, muitas vezes pressionado pelo manual de redação e ainda o fantasma do desemprego, embora bem intencionado, acaba cometendo equívocos lamentáveis por falta de conhecimento, partindo do princípio de que a sua fictícia missão de bem informar, o impede pelo menos de saber o significado do que está falando.
Até onde a internet atingiu ainda se fala da Suzan Boyle, a solteirona escocesa de 47 anos, desempregada, desleixada e desmazelada, que morava sozinha com seu gato e mais, que nunca teria sido beijada, tornando-se um recorde de audiência indireto do canal de televisão que a revelou, no mundo inteiro.
Como assisti ao vídeo várias vezes, observei que ela ao responder sobre sua idade, disse também que tinha alguma coisa a mais naquele corpo, e balançou, pois não chegou a rebolar, provocando o espanto inicial aos seus julgadores e o início da avassaladora onda de repercussão de audiência mundial.
O exercício de pensamento que fiz a respeito sobre o que Suzan tinha a mais no corpo importa a mim, mas questiono o modo como o mundo que leio e vejo revelou e continua debatendo até o esgotamento, seu pensamento a respeito do seu biótipo e perfil, julgando aparências.
As discussões de todos os tipos, até onde acompanhei, tiveram como principais comentários sobre a caloura escocesa, já como vitima de preconceito, idade e aparência, os seus estereótipos, até com carimbo de alguns jornalistas e comentaristas bem intencionados exemplificando que nunca devemos julgar um livro pela capa.
Julgamentos rápidos são muito perigosos. Suzan diz que “não há nada que se possa fazer a respeito, é o modo como as pessoas são e como pensam”.
A Psicologia diz que os “estereótipos são vistos como “um mecanismo necessário para entendimento da informação".
Por uma inexplicável falta de conhecimento, como é o que acontece especificamente com o “autista”, que em nome da cultura do “achismo” algumas pessoas públicas, da imprensa e principalmente no meio político, por achar a palavra incomum, sem ao menos buscar a realidade do que é, falam, rotulam e citam pejorativamente provocando ferimentos difíceis de cicatrizar em quem nada tem a ver com a sua desinformação.
Rotular qualquer pessoa, não importa quem, representa ignorância, é um caso de covardia e crueldade.
Devemos aprender levar espiritualidade para nossa vida, antes que modismos descartáveis eliminem até os conceitos de família.

Barack Obama contrariou os estereótipos negativos a respeito dos negros, mas algumas pessoas contrárias a qualquer tipo de inclusão social, já estão criando um subtipo de negros - profissionais negros - em vez de contestar o estereótipo geral, neutralizando noções preconcebidas como fizeram com caloura Suzan Boyle
.
 “A deficiência, não, faz parte da pessoa” porque "se uma pessoa é bonita ou simpática, as outras riem das piadas dela, e interagem com ela, de uma forma que facilita a interação social". "Se uma pessoa não é atraente, é mais difícil conseguir todas estas coisas porque as outras pessoas não a procuram".
A caloura já passou a categoria de profissional. Outros discriminados por situações parecidas foram extintos do meio artístico.

quinta-feira, 2 de junho de 2011


Minha Opinião Sobre o preconceito :
Eu sou uma pessoa que gosta muito de se divertir, ir para baladas sair com amigos e tenho minha opinião própria sobre o preconceito no nosso pais, acho o preconceito uma mesquinharia das pessoas que tem, porque todos nós somos iguais  nesta terra indiferente da escolha ou problema de cada um, temos nossas escolhas e devemos respeitar a escolha de cada um. 

Abaixo colocarei mais algumas fotos sobre os meus amigos que tem a mesma opinião que a minha. Numa festa dos anos 60 no Futebol Clube de Ribeirão Pires.


Eu e meus amigos no baile dos anos 60

Eu e  o meu  irmão no baile
 Eu e meu amigo
 eu com toda a pose